O Centro Social da Juventude de Mar, em Esposende, celebrou as suas bodas de ouro com uma sessão solene, que decorreu no Pavilhão Fernando Cepa e contou, entre outros, com a presença do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, do Presidente da Assembleia Municipal, Otílio Hipólito, dos Presidentes da Junta e Assembleia da União de Freguesias de Belinho e Mar, Manuel Abreu, e Adelaide Carmo, dos Vereadores da Educação e Desenvolvimento Social, Alexandra Vilar e do Desporto, Juventude e Cultura, Rui Neiva, dos ex-Presidentes da Câmara de Esposende, Alberto Figueiredo, João Cepa e Benjamim Pereira, do Presidente da Assembleia Geral do Centro Social, Fernando Cepa e restantes corpos sociais, e do pároco de Mar, Sílvio Couto.

Na cerimónia, além da apresentação da história do Centro Social da Juventude de Mar pelo fundador Fernando Cepa, através de um vídeo, houve lugar à apresentação de uma revista sobre os 50 anos da Instituição, por Maranhão Peixoto, e o agraciamento a várias personalidades ligadas à instituição, intervalado com momentos musicais proporcionados por ex-utentes da Centro Social, que interpretaram canções ligadas ao mar.
Na apresentação da revista, o autor, Maranhão Peixoto, referiu que esta carrega “uma carga emocional muito forte, que nos une e nos transcende e é uma recordação para o futuro”. Esta revista é assim, segundo o autor, uma “viagem dos anos, de um percurso com ousadia e orgulho”.
Na sua intervenção, o Presidente do Centro Social de Mar, Estêvão Abreu, referiu a data como “um marco histórico” e, por isso, “temos de festejar, refletir sobre as nossas conquistas e dificuldades e procurar novos desafios para um presente e futuro risonhos”.
Mencionou as várias atividades levadas a cabo pelo Centro Social, no setor social, desportivo, cultural e recreativo que são o reflexo da vitalidade da instituição e apontou para futuro, onde focou a necessidade de “requalificar e aumentar o atual edifício para darmos respostas aos utentes. Estamos na fase final da elaboração do projeto que apresentaremos, brevemente, às entidades competentes, com estimativa de custos acima de 3 milhões de euros”, disse.
Já o Presidente da Junta da União de Freguesias de Belinho e Mar, Manuel Abreu, salientou que “estamos em festa para homenagear o Centro Social de Mar pelos 50 anos ao serviço da comunidade”, pois “tem sido o espelho da população de Mar”. Enalteceu ainda as pessoas que se dedicam “de alma e coração” para concretizar as atividades sociais, desportivas e culturais, afirmando estar “orgulhoso porque a junta sempre foi uma parceira para com o Centro Social sempre que este solicitou”.
João Ferreira, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, referiu que este é um “dia de festa muito especial”, pois é “a melhor homenagem a uma instituição que escolheu cuidar dos outros. É um momento de encanto a quem trabalhou, mas um desafio em relação ao futuro”, referiu.
Deixou ainda o repto para que “continuemos juntos nesta jornada social muito importante e não deixemos ninguém para trás”, manifestando “gratidão a quem faz a diferença na vida dos outros, onde todos contam.”
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, salientou que “há datas que marcam e os 50 anos do Centro Social de Mar é uma destas pela dedicação ao próximo, junto da população a construir comunidade.”
Já a pensar num futuro próximo, o autarca referiu que “temos um passado que nos orgulha”, garantindo a “continuidade no ciclo de desenvolvimento da nossa terra, pelo interesse coletivo e melhoria da população de todo o concelho.” Continuou depois explicando que “temos investido e provado com ações um apoio real que garante qualidade de resposta e confiança”, adiantando que nos últimos quatro anos a autarquia atribuiu ao Centro Social trezentos mil euros e que este ano já atribui mais de vinte mil euros.
O autarca, após referência a vários investimentos efetuados, terminou depois a sua intervenção agradecendo ao Centro Social “pelo exemplo a todos os que deram vida e à população pela confiança. O Centro sabe que pode contar com o apoio da Câmara!”
Foram agraciados pelo empenho, apoio e colaboração no desenvolvimento do Centro Social da Juventude de Mar, Guilherme Emílio; João Ferreira; Alberto Figueiredo; João Cepa; Benjamim Pereira; Fernando Cepa; Fernanda Valença; Fernanda Laranjeira; Orlando Martins Capitão; Manuel Cepa Carneiro; Paulo Martins; Emília Fonseca; António Ribeiro; José Maria Figueiredo; Manuel Azevedo; e Sampaio Azevedo